O PGBV tem acesso a diversas plataformas multiusuário do IBRAG e conta diretamente com 17 laboratórios de pesquisa, providos de equipamentos, materiais de consumo e corpo técnico diretamente vinculados aos docentes do Programa.

  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Celular
  • Descrição: Estruturado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, desenvolve atividades visando a análise molecular e o monitoramento da capacidade biossintética de plantas, incluindo técnicas moleculares para monitorar alterações genéticas e epigenéticas em materiais obtidos e conservados in vitro, a fim de determinar possíveis mudanças de padrões que possam ser, posteriormente, identificadas e associadas à genes ou sequências reguladoras nos diferentes processos morfogênicos ou como resposta às condições de estresse associadas à criopreservação. Também realiza estudos para a avaliação da estabilidade metabólica, visando ao monitoramento da capacidade biossintética de materiais biotecnológicos produtores de substâncias de interesse.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Vegetal
  • Descrição: Estruturado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, em um conceito que reúne pesquisa básica e aplicada (P&D), prestação de serviço (análises e consultorias) e formação profissional (nível médio, técnico e superior). O Laboratório utiliza técnicas anatômicas e/ou dendrocronológicas para caracterizar aspectos teciduais, celulares e ultraestruturais de espécies vegetais e compreender aspectos do desenvolvimento, adaptação e variabilidade fenotípica, em ambientes naturais e em ambientes sob ação antrópica. Os estudos realizados são utilizados em inventários da diversidade vegetal, em avaliações tecnológicas do uso da madeira, na seleção de protocolos de produção biotecnológica de plantas de interesse medicinal e agronômico, e em análises conservacionistas e ecológicas de plantas da Mata Atlântica. Sob este último aspecto, os resultados obtidos estão sendo aplicados ao diagnóstico de diferentes remanescentes florestais na região sudeste do Brasil e à seleção de espécies indicadoras de poluição urbana.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UFRRJ – ICBS – Departamento de Botânica
  • Descrição: Os pesquisadores do Laboratório de Pesquisas em Anatomia Vegetal (LaPAV) atuam na análise morfofuncional do eixo vegetativo e reprodutivo de espécies arbóreas e herbáceas da Mata Atlântica, em abordagem taxonômica, evolutiva e ecológica; caracterizam a morfologia, histoquímica e ultraestrutura de glândulas presentes em órgão vegetativos e reprodutivos, relacionando-as com a natureza química da secreção produzida e sua relação com os fatores exógenos e endógenos nos sítios produtores de substâncias bioativas; estudam a diversidade estrutural das flores de Myrtaceae, com foco na ontogênese, histoquímica e anatomia em uma abordagem evolutiva; atuam em projetos interdisciplinares aplicados, com análise associada a composição centesimal, dados físico-químicos, nutricionais e elaboração de produtos; analisam o efeito de poluentes e herbicidas na estrutura da planta; e estudam as alterações anatômicas durante o processo de enxertia.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UENF – Centro de Biociências e Biotecnologia
  • Descrição: O Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) atua no ensino de graduação e pós-graduação e na pesquisa em biologia celular e tecidual com abordagem bioquímica e molecular e atuando principalmente na: Anatomia e ultraestrutura vegetal de plantas de interesse conservacionista e econômico; Biologia celular das interações nematoides e microrganismos com plantas de interesse agrícola; Biologia celular e fisiologia do desenvolvimento vegetal e papel de moléculas sinalizadoras e hormônios vegetais; Análise morfológica e bioquímica no controle biológico de parasitas e no emprego de fármacos antiparasitários e antitumorais; Análise das respostas morfológicas e bioquímicas em resposta aos fatores bióticos e abióticos em plantas, animais e micro-organismos.
  • Endereço na Web: https://labplanuerj.wixsite.com/labplan
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Vegetal
  • Descrição: O Laboratório de Biotecnologia de Plantas (LABPLAN) realiza estudos relacionados ao cultivo vegetal in vitro desde 1989, com ênfase em espécies de interesse medicinal, empregando diferentes técnicas de cultura de células e tecidos vegetais, como a micropropagação e as cultura de órgãos, de calos e de suspensões celulares. Também atua na conservação de germoplasma, principalmente pela aplicação de técnicas de criopreservação. Os métodos propostos permitem o fornecimento contínuo e a padronização em relação à produção de plantas e metabólitos secundários, quando comparados aos métodos tradicionais, apresentando grande potencial para a geração de processos e produtos biotecnológicos, além de viabilizar o incremento das substâncias de interesse e a redução no tempo de obtenção. Adicionalmente, a criopreservação viabiliza a conservação em longo prazo do germoplasma estabelecido in vitro. O LABPLAN é uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico com atividades de pesquisa, ensino e extensão, recebendo alunos com interesse na área de biotecnologia vegetal, desde o nível médio à pós-graduação.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UFRJ – Departamento de Produtos Naturais e Alimentos
  • Descrição: O Laboratório de Botânica Aplicada desenvolve pesquisas em Etnobotânica e Cultura de Tecidos Vegetais. Sob a primeira vertente, as pesquisas se concentram na identificação, registro e valorização de práticas populares e tradicionais de saúde com uso de plantas medicinais, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Na segunda, o objetivo é o desenvolvimento de protocolos para produção de mudas de plantas medicinais com alta qualidade, bem como o estudo das condições de cultivo in vitro que favoreçam a produção de bioativos.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UFRRJ – Instituto de Três Rios – Departamento de Ciências do Meio Ambiente
  • Descrição: Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas em botânica, contribuindo para conhecimentos de taxonomia, sistemática, espécies ameaçadas, levantamento histórico de coleções, etnobotânica, arborização urbana, biologia reprodutiva, palinologia, bioindicadores de poluição, entre outros.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UFRJ – Departamento de Botânica
  • Descrição: O Laboratório de Ecofisiologia Vegetal desenvolve pesquisas em Ecofisiologia da Plantas, com projetos específicos nas linhas básicas de especialização intrafoliar e fotoindução de parâmetros anatômicos e fisiológicos da folha; assim como em linhas aplicadas em estresse térmico em plantas sujeitas ao aquecimento global (mudanças climáticas globais) e atributos funcionais em projetos de restauração ecológica.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Vegetal
  • Descrição: O Laboratório de Ecologia e Fisiologia do Fitoplâncton desenvolve pesquisas de campo e de laboratório na área de ecologia do fitoplâncton continental, com foco no grupo das cianobactérias. Estudos experimentais em laboratório visam entender as respostas ecofisiológicas das espécies, visando identificar os fatores controladores do seu crescimento. O conhecimento sobre os mecanismos controladores das florações de cianobactérias vem sendo utilizado em pesquisas sobre controle da eutrofização e mitigação de florações de cianobactérias, visando a restauração de lagos e reservatórios.
  • Endereço na Web: http://farmaciadaterra.ufba.br/
  • Localização: UFBA – Departamento do Medicamento
  • Descrição: O Laboratório Farmácia da Terra (FARTERRA), principalmente por meio do seu Programa de Extensão Permanente Farmácia da Terra, visa produzir e disseminar conhecimento acerca dos recursos da biodiversidade e seus derivados. Enfatiza a valorização da memória biocultural relacionada ao uso, produção, práticas e comercialização desses recursos em comunidades locais, neotradicionais ou tradicionais. Desde 1988, desenvolve pesquisas e projetos de extensão financiados por entidades como Fundação Brasileira de Plantas Medicinais, CRF/BA, FNS, FINEP, CNPq, FAPESB, OPAS, entre outras. Seu trabalho contribui para uma melhor compreensão e utilização dos recursos da biodiversidade, resgatando práticas tradicionais de saúde e suas diferentes interseções com o SUS. Mantém parcerias técnicas e científicas com diversas instituições, como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Prefeitura de Salvador, SESAB, FIOCRUZ e DAB/Ministério da Saúde. Possui quatro linhas de pesquisas centrais: 1) Avaliação de Políticas, Programas e Projetos em Saúde e Fitoterapia; 2) Cultivo, Ações de Transformações e Garantia da Qualidade de Plantas Medicinais; 3) Evolução Micromolecular, Quimiodiversidade e Quimiofenética; 4) Medicina tradicional, Etnofarmacologia, Etnofarmácia e Etnobotânica.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Bioquímica
  • Descrição: O Laboratório de Imunologia Aplicada e Bioquímica de Proteínas e Produtos Naturais (LIA-BPPN) possui experiência profissional em diferentes áreas da pesquisa, o que permite o desenvolvimento de metodologias diversificadas na área de etnofarmacologia e farmacologia bioquímica e molecular. São desenvolvidos ensaios pré-clínicos in vitro e in vivo, envolvendo estudos toxicológicos, fitoquímicos e farmacológicos. São objetos de estudo amostras de origem vegetal e produtos obtidos ou modificados por síntese orgânica. Os ensaios farmacológicos in vitro incluem teste de citotoxicidade, produção de mediadores da inflamação (NO, LTB4) e resposta imune (citocinas), fenotipagem celular por citometria de fluxo, ação anti-tumoral, análise de ciclo celular e morte por apoptose de células do sistema imune, linhagens celulares tumorais e não tumorais, expressão gênica por RT-PCR convencional (semi-quantitativo) e PCR em tempo real (quantitativo), imunocitoquímca e imunofluorescência. Os ensaios in vivo incluem resposta de hipersensibilidade tardia (resposta imune celular), resposta imune humoral, inflamação aguda e crônica, artrite, toxicologia aguda, sub-aguda e crônica. Nos ensaios toxicológicos in vivo são avaliados hemograma completo, bioquímica clínica e análise histopatológica. Os outros modelos experimentais são acompanhados de análises de fluidos biológicos, células e tecidos, por contagem, marcação fenotípica, expressão de mRNA, histopatologia.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Vegetal
  • Descrição: O Laboratório de Marcadores Moleculares em Plantas (LMMP) constitui uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, voltada à avaliação de marcadores moleculares como subsídio à conservação de germoplasma vegetal de interesse econômico. O LMMP reúne experiência e estrutura para extração e quantificação de DNA de espécies vegetais, sendo este serviço executado por demanda interna ou externa à UERJ, em função das colaborações estabelecidas. Os protocolos de identificação e padronização de marcadores moleculares, visando à avaliação de polimorfismos genéticos em plantas, vêm sendo desenvolvidos e aplicados em vários projetos de monitoramento de materiais obtidos e conservados através de cultura de tecidos ou recuperados após criopreservação, além de projetos de filogenia e avaliação da diversidade genética natural, atendendo, assim, aos alunos de mestrado e doutorado do PGBV/UERJ, além de alunos de graduação preparando seus trabalhos de conclusão de curso). O LMMP também realiza treinamento de alunos de cursos técnicos em biotecnologia, de outras instituições.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Celular
  • Descrição: O Laboratório de Micropropagação e Transformação de Plantas (LABMIT) possui uma atuação significativa na área de biotecnologia vegetal, desenvolvendo atividades nas seguintes áreas: i) produção e conservação in vitro de espécies vegetais de interesse agronômico, ecológico, medicinal e ornamental; ii) uso de marcadores moleculares para avaliação da estabilidade genética do material botânico produzido in vitro; iii) análise fitoquímica e determinação de atividades farmacológicas de materiais produzidos in vivo e in vitro. Estruturado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, o LABMIT contribui também para a formação de recursos humanos em diversos níveis (nível médio, graduação e pós-graduação).
  • Endereço na Web: http://www.museunacional.ufrj.br/posbotanica/laboratorios/laboratorio-de-palinologia/
  • Localização: UFRJ – Departamento de Botânica do Museu Nacional
  • Descrição: O Laboratório de Palinologia Alvaro Xavier Moreira, localizado no Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ, desenvolve pesquisas sobre a morfologia do grão de pólen atual e a aplicação do conhecimento na taxonomia (palinotaxonomia) de várias famílias de Angiospermae, Bryophyta e Pterydophyta s.l., além de aeropalinologia, melissopalinologia, entomopalinologia e paleopalinologia O laboratório está estruturado para o desenvolvimento das principais técnicas de preparação e análise dos grãos de pólen e realiza análises descritivas da morfologia dos grãos de pólen e esporos, sob conceitos evolutivos, taxonômicos e fitogeográficos
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biologia Vegetal
  • Descrição: O Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais (LPPN) realiza o preparo e a análise de extratos vegetais permitindo a detecção de substâncias de interesse presentes nos materiais vegetais obtidos em condições naturais, assim como em materiais estabelecidos por técnicas de cultivo in vitro.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: FIOCRUZ – Departamento de Produtos Naturais de Farmanguinhos
  • Descrição: O Laboratório de Produtos Naturais está voltado ao desenvolvimento de produtos naturais de plantas medicinais de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e de plantas que pertençam a biodiversidade brasileira. O laboratório conta com toda infraestrutura para preparo de extratos, isolamento e purificação de substâncias bioativas e as substâncias isoladas e purificadas são analisadas na Plataforma Analítica de Farmanguinhos.
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: UERJ – Departamento de Biofisica e Biometria
  • Descrição: O Laboratório de Rádio e Fotobiologia desenvolve pesquisas em reparo de DNA e potencialidade citotóxica, mutagênica e antioxidante de produtos naturais e de síntese. São realizadas varreduras dos produtos em estudo através de testes de inativação bacteriana com cepas portadoras de diferentes capacidades de reparo do DNA; transformação; ensaios de mutagenicidade com Allium cepa e mutoxiteste; eletroforese em gel de agarose de DNA plasmidial; eletroforese em gel alcalino; e ensaio do cometa.
  • Endereço na Web: http://pma.jbrj.gov.br
  • Localização: Diretoria de Pesquisas do JBRJ – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Descrição: Realiza estudos taxonômicos no Programa Mata Atlântica (PMA) a partir de levantamentos florísticos e/ou fitossociológicos. Após as expedições nas áreas de atuação do PMA, as amostras de plantas são herborizadas, catalogadas e depois de identificadas, depositadas no herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB).
  • Endereço na Web: em construção.
  • Localização: JBRJ – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Descrição: O Laboratório de Sementes está voltado à biologia e tecnologia de sementes florestais e de espécies ameaçadas da flora brasileira, possui capacidade técnica e instrumental para o desenvolvimento de pesquisas sobre conservação de sementes, ecofisiologia de sementes, morfologia de sementes e plântulas e análise de crescimento vegetal. O Laboratório é responsável também pela atividade de rotina de colheita, beneficiamento e conservação de sementes em parceria com o Horto Florestal do JBRJ, mantendo um banco de sementes de espécies nativas e exóticas.