Infraestrutura

O PGBV conta com unidades básicas de secretaria, salas de aula e auditórios de uso compartilhado, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes – IBRAG e do Instituto de Química – IQ. Essas unidades estão localizadas no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Para disciplinas de campo, projetos de dissertação e tese realizados na Ilha Grande – Angra dos Reis/RJ, o PGBV conta com o apoio do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – CEADS/UERJ, onde são disponibilizados salas de aula e de estudo, auditório, biblioteca, alojamentos, refeitório, materiais para trabalho de campo e laboratórios equipados para triagem e processamento inicial do material botânico amostrado.

As atividades do PGBV estão distribuídas em uma rede de dezesseis laboratórios, providos de equipamentos, materiais de consumo e corpo técnico diretamente vinculados aos docentes do Programa, localizados na UERJ e nas seguintes instituições:

  • Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
  • Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

O apoio da Rede de Bibliotecas UERJ – Rede Sirius é um importante suporte às atividades de ensino e técnico-científica e, consequentemente, à formação dos discentes do PGBV. Em seu acervo, a Rede Sirius oferece uma coleção diversificada, onde é possível obter títulos em Biologia, Medicina, Farmácia, Botânica, Meio Ambiente e assuntos relacionados. Além do inestimável conteúdo científico e histórico, incluindo desde obras raras até acervo eletrônico atualizado, são disponibilizados serviços presenciais e online de consulta, empréstimo e renovação de obras; suporte à pesquisa como detecção de plágio; roteiros para apresentação de teses e dissertações; e elaboração de fichas catalográficas de teses e dissertações.

O PGBV está associado a dois herbários da UERJ, localizados no Campus Maracanã, que atendem atividades de ensino, pesquisa e extensão: o Herbário Bradeanum – HB e o Herbário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – HRJ, que realizam intercâmbio nacional e internacional com instituições congêneres, por intermédio de empréstimos, permutas e doações de material botânico. Os docentes e discentes do PGBV depositam o testemunho do material botânico em estudo nesses herbários, efetivando seu registro e documentação.

O PGBV conta ainda com o apoio de duas coleções de plantas vivas da UERJ: o Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande – PaB/ECOMIG, com uma área de 22.000 m², casa de produção e um viveiro para aclimatação de mudas de plantas da Mata Atlântica, além de espaço para aulas práticas e expositivas voltadas à produção e cultivo de plantas; e o Horto Botânico da UERJ, com uma área de 4.000 m² que encontra-se em reestruturação para abrigar uma coleção de referência de plantas medicinais, além de ser um espaço para a produção de mudas e realização de experimentos biotecnológicos com plantas medicinais.

Os alunos do PGBV, por meio do ID Único – UERJ, podem criar conta de e-mail institucional e obter acesso à bases de dados científicas disponíveis na internet a partir da rede local Wi-Fi UERJ e da rede internacional Eduroam. Dentre os serviços oferecidos destacamos o acesso aos Portais: Periódicos da CAPES, Plataforma Sucupira, PubMed, Taylor & Francis Online, Scielo entre outros acervos científicos e bases bibliográficas.

infra_1

infra_2