Intercâmbios Institucionais

  • Colaboração entre o Núcleo de Biotecnologia Vegetal da UERJ e o Laboratório de Biocatálise e Síntese Orgânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aliando competências multidisciplinares nas áreas de biotecnologia, química dos produtos naturais e metodologias analíticas com aplicação para a obtenção de novos candidatos a fármacos e propõe a utilização de extração por reator de micro-ondas para a obtenção de extratos vegetais bioativos de materiais produzidos in vivo e in vitro.
  • Acordo de cooperação internacional estabelecido entre o Núcleo de Biotecnologia Vegetal da UERJ e l’Unité Mixte de Recherche Diversité, Adaptation et Développement des plantes (DIADE) do Institut de Recherche pour le Development (IRD, França). As atividades a serem desenvolvidas no âmbito do acordo de cooperação consistem de ações conjuntas envolvendo:
    1. intercâmbio institucional de docentes, discentes de graduação e de pós-graduação;
    2. desenvolvimento de atividades de ensino e/ou pesquisa, relacionadas às áreas de atuação da UERJ e do IRD;
    3. organização de simpósios, conferências, cursos de curta duração em áreas de pesquisa;
    4. promoção de atividades e eventos técnico-científicos e culturais abertos à população em geral;
    5. oferta de oportunidade de formação de docentes e pesquisadores, mediante criação de cursos especializados de alto nível;
    6. oferta de cursos de treinamento e reciclagem, bem como o incentivo à abertura de linhas de pesquisa interinstitucional associadas a programas locais de pós-graduação;
    7. promoção de publicações conjuntas;
    8. promoção de atividades de cunho social, mediante oferta de atividades de extensão;
    9. intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa, em cada instituição.
  • Participação, através do Laboratório de Ecologia e Fisiologia de Algas da UERJ, no Projeto de Cooperação Internacional no âmbito da CAPES e da Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional em Educação Superior (NUFFIC), Holanda. Cyanobacterial Blooms in a Changing World. Início: 2012. O projeto envolve o intercâmbio entre várias universidades no Brasil (UERJ, UFRJ, UFRN, UFJF) e o Aquatic Ecology & Water Quality Management Group da Universidade de Wageningen e o Department of Aquatic Ecology do Netherlands Institute for Ecology (NIOO).
  • Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Colaboração no Projeto Estudo da interação planta-ambiente: desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas para a mistigação das perdas por estresse biótico e abiótico na agricultura.
  • Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Colaboração no Projeto anatomia de Madeiras da Mata Atlântica.
  • Fundação Oswaldo Cruz. Colaboração no Projeto Desenvolvimento de novas opções terapêuticas para malária busca racional de novos agentes antimaláricos na flora brasileira. Projeto desenvolvido no âmbito do Edital MCT/CNPq – FAPESP Nº 09/2009 para promover a implantação e o fomento de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em malária, como subprograma temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX REDE MALÁRIA), envolvendo as instituições Fiocruz, UERJ e UFMA (Processo 555658/2009-0)
  • Instituto Nacional do Cancer, Fundação Oswaldo Cruz e Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais / UFRJ. Colaboração no Projeto Doenças Negligenciadas/2012-2013 e Pensa-Rio/2012-2015, com a Dra Raquel Maia (Laboratório de Hemato-Oncologia Celular e Molecular, INCa), Dr. Eduardo Caio Torres dos santos (FIOCRUZ), Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa (NPPN-UFRJ), Dra. Ivana Correa Ramos Leal (Faculdade de Farmácia-UFRJ, Dr. Ricardo Kuster (NPPN-UFRJ).
  • Projeto de cooperação internacional no âmbito da CAPES e Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional em Educação Superior (NUFFIC), Holanda. Cyanobacterial Blooms in a Changing World. Início: 2012. O projeto envolve o intercâmbio entre várias universidades no Brasil (UERJ, UFRJ, UFRN, UFJF) e o Aquatic Ecology & Water Quality Management Group da Universidade de Wageningen e o Department of Aquatic Ecology do Netherlands Institute for Ecology (NIOO).
  • Desenvolvimento de protocolos de criopreservação de germoplasma vegetal. Projeto de colaboração Internacional entre o Núcleo de Biotecnologia Vegetal (NBV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e l Unité Mixte de Recherche Diversité, Adaptation et Développement des plantes (DIADE) – Intitut de Recherche pour le Development (IRD, França).
  • Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais / Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ / USP, colaboração no estudo da atividade cambial e do crescimento radial de espécies arbóreas no Laboratório de Anatomia e Identificação de Madeiras da ESALQ.
  • Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia / Universidade Estadual do Norte Fluminense (PGBB/UENF): colaboração na avaliação de aspectos ecofisiológicos do processo de aclimatização de mudas produzidas in vitro realizada pelo Laboratório de Melhoramento Genético e Fisiologia Vegetal, bem como estudos anatômicos e de ultraestrutura vegetal no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual.